Tributos

Retificação de Impostos para Receita Federal

Muitas vezes acontece de você enviar sua declaração de Imposto de Renda e depois descobrir que ela contém erros, geralmente informados pelo próprio sistema que cuida das declarações do Imposto de Renda. Se você já enviou sua declaração de Imposto de Renda 2019 e percebeu erros ou foi notificado disso, não se preocupe – você poderá corrigi-los fazendo uma Retificação do IR. Saiba mais sobre como fazer uma Retificação do Imposto de Renda 2019, confira abaixo.

Para fazer uma retificação no Imposto de Renda 2019, você deverá fazer uma nova declaração, essa chamada de Declaração Retificadora, que é aceita mesmo depois do prazo estipulado para a entrega da declaração do IR. A Declaração retificadora pode ser feita em qualquer época do ano, inclusive pode fazer retificação de declarações que já foram entregues nos outros anos, pois o prazo para a retificação de Imposto de Renda é de até 5 anos. Porém, recomenda-se que a retificação seja feita logo que forem encontrados os erros.

Você pode ir até o site da Receita Federal para conferir se sua declaração de Imposto de Renda 2019 está correta.  Lembrando que a declaração retificadora que é a responsável pela Retificação do Imposto de Renda, deve ser feita da mesma forma da anterior, apenas corrigindo os erros encontrados. O modelo do formulário da declaração também deve ser igual.

Ao iniciar o processo de declaração surgirá a pergunta: “Esta declaração é retificadora?”, então você confirma, respondendo “Sim”. Após isso, será pedido para que você informe o número do recibo da declaração de IR anterior (a que está incorreta). Qualquer tipo de informação dos dados da declaração pode ser alterado, como dados de endereço, documentos e valores dos rendimentos até. Tendo efetuado todas as alterações necessárias do Imposto de Renda 2019, o contribuinte vai gravar e em seguida transmitir a declaração utilizando o programa Receitanet, que pode ser baixado para o seu PC, através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Pessoafisica/receitanet/default.htm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *